Teoria elementar dos preços Fevereiro 14, 2009
Posted by netodays in cruz marshalliana.trackback
Combinando as teorias da procura e da oferta, determinaremos os preços de mercado, utilizando a cruz marshalliana, assim designada em homenagem a Alfred Marshall.
A imagem acima ilustra a primeira (aumento da procura) das quatro “leis” da oferta e da procura.
I – Um aumento da procura de um produto (isto é, uma deslocação da curva da procura para a direita) origina a elevação tanto do preço de equilíbrio como da quantidade de equilíbrio das compras e vendas.
II – A diminuição da procura de um produto (isto é, a deslocação da curava da procura para a esquerda) origina um abaixamento tanto do preço de equilíbrio como da quantidade de equilíbrio das compras e vendas.
III – Um aumento da oferta de um produto (isto é, uma deslocação da curva da oferta para a direita) origina a descida do preço de equilíbrio e o aumento da quantidade de equilíbrio das compras e vendas.
IV – A diminuição da oferta (isto é, uma deslocação da curva da oferta para a esquerda) causa a subida do preço de equilíbrio e a diminuição da quantidade de equilíbrio das compras e vendas.
1. Por que razão há somente um ponto onde o volume da procura é igual ao volume da oferta?
2. Define excesso da oferta.
3. Define excesso da procura.
4. “Os preços baixam quando há excesso da oferta”. Explica o comportamento dos:
a) produtores
b) compradores
5. “Os preços sobem quando há excesso da procura”. Explica o comportamento dos:
a) produtores
b) compradores
6. Define preço de equilíbrio.
7. Observa a figura 7.7. Indica as causas susceptíveis de justificar:
a) um aumento da procura
b) uma redução da procura
8. Observa a figura 8.3. Indica as causas susceptíveis de justificar:
a) um aumento da oferta
b) uma redução da oferta
9. Ilustra no Paint – grava a imagem no ambiente e trabalho em formato GIF ou JPG e carrega-a para o teu blogue – a “lei” da oferta e da procura correspondente aos seguintes casos:
II – Diminuição da procura;
III – Aumento da oferta;
IV – Diminuição da oferta.
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