jump to navigation

Reflexão Crítica sobre a utilização de Blogues Junho 1, 2011

Posted by netodays in trabalho.
trackback

Os Blogues são uma ferramenta pedagógica, certamente! São fáceis de utilizar, em termos técnicos, ma nem tudo são rosas.

A maior dificuldade na utilização de um blogue consiste em convencer os estudantes que estão num tempo de trabalho, pois a utilização do blogue supõe a ligação à Internet em pleno funcionamento e esta poderá ser partilhada por outras aplicações, designadamente pelo MSN e pelo Facebook! A escola poderá utilizar software para bloquear estas aplicações, mas se assim for surge a autoridade do professor diminuída aos olhos do aluno porque está a impor-se de um modo que nem o próprio docente controla.

Os blogues apresentam-se teoricamente como espaços privilegiados de reflexão, mas para serem capazes de fazer uma leitura crítica têm que saber sintetizar a informação, saber ler e interpretar os dados que se lhe apresentam, mas muitas vezes têm lacunas de tal modo graves ao nível da compreensão e da expressão escritas, que não conseguem começar a responder antes das questões lhes serem explicadas oralmente, tentam escrever como o professor lhes disse porque não sabem estruturar as frases, e obviamente os textos ficam incompreensíveis.

Os blogues são espaços difíceis de avaliar. Somos obrigados a respeitar os mesmos critérios de avaliação, mas a facilidade com que uma ideia salta de blogue em blogue não tem comparação com nenhuma outra situação, de maneira que facilmente se perde a “autoria” dos argumentos, o que dificulta a avaliação.

Nos casos mais graves de cópia, mesmo que o aluno tenha a “inteligência” suficiente para utilizar um blogue de outra turma, ou mesmo de outro ano lectivo, o Google é amigo do professor se ele não tiver alterado significativamente a estrutura das frases.

Originariamente os blogues situavam-se a grande distância dos sites, porque só estes permitiam arrumar com lógica os diversos temas. Hoje, porém, apesar da apresentação das mensagens obedecer à ordem cronológica inversa, graças às tag clouds, é fácil navegar pelos temas dos blogues. Esta feature é particularmente útil nos blogues de recursos construídos pelos professores, pois ensinando os alunos a utilizá-la, todos os tópicos ficam acessíveis durante todo o tempo, enquanto antes só liam as mensagens da primeira página, obrigando o professor ao trabalho de republicação dos posts antigos. Também os motores de pesquisa internos são mais fiáveis. Estas features adquirem interesse para os blogues construídos pelos alunos quando estes começam a ter conteúdos em volume significativo.

Se os alunos forem mais interessados, a utilização da Internet associada aos blogues permite uma exploração dos temas mais realista, porque as fontes de informação já estão na Web. Mas não é seguro que a utilização dos blogues agrade a todos, porque dão efectivamente mais trabalho que ouvir aulas expositivas, e os alunos menos preparados podem ter receio de ser colocados à prova.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário