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Processo de Socialização Janeiro 3, 2012

Posted by netodays in Socialização.
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Socialização é o processo através do qual o indivíduo aprende e interioriza o sistema de valores, de normas e comportamentos de uma determinada cultura, onde intervém um conjunto de agentes de socialização (família, escola, grupo de pares, meios de comunicação, empresa, etc.). A criança quando nasce, apesar de já trazer os genes necessários ao ser humano, é um ser culturalmente em branco.

Encontram-se documentados alguns casos de crianças selvagens que permitem concluir que temos uma predisposição genética para a aprendizagem da primeira língua durante a infância. Passada essa fase podes conferir no YouTube que as crianças foram incapazes de adquirir competências linguísticas.

É a socialização que humaniza o ser humano.

O termo socialização pode ser confundido com o conceito de educação. O termo educação abrange um universo que extrapola o escolar. A Escola proporciona-nos uma educação formal, organizada numa sequência pré-estabelecida, enquanto a educação informal abrange todas as possibilidades educativas no decurso das nossas vidas, constituindo um processo permanente e não organizado.

A fase inicial do processo de socialização designa-se por socialização primária e ocorre dentro de casa e com a importante participação dos outros significativos, designadamente dos pais. A socialização primária termina quando o outro generalizado está estabelecido na consciência da criança, ou seja, a criança é capaz de abstrair papéis das atitudes dos outros significativos. A fase seguinte designa-se socialização secundária, e prolonga-se durante toda a nossa vida.

Distinguem-se entre os mecanismos de socialização: a aprendizagem, a imitação e a identificação.

Através de sanções positivas e negativas na (não) adopção dos comportamentos apropriados ao seu sexo biológico, e a partir da identificação com os pais, professores e amigos do mesmo sexo, as crianças vão assimilando quais os tipos de atitudes e actividades que deverão adoptar para interagirem de acordo com o seu sexo, no fundo, para assumirem papéis de género adequados. As crianças assumem aqui um papel relativamente passivo no processo de aprendizagem. http://www.aps.pt/vicongresso/pdfs/136.pdf

Observe como a criança é moldada pelos outros significativos, mas nem sempre é fácil distinguir os mecanismos de socialização:

Depois do papel imprescindível da família, surge a escola como o agente oficial de socialização. No espaço da União Europeia, o desenvolvimento de políticas comuns levou a que a de uma criança que entre hoje para escola se espere que ela conclua 16 anos de escolaridade (12º ano + 4) na generalidade dos países da UE.

Número de anos de escolaridade que uma criança na idade de entrar para a escola pode esperar receber se os padrões vigentes de taxas específicas por idade de inscrição persistirem ao longo da vida da criança, UNESCO (2011).

A eficácia do processo de socialização traduz-se nos países da União Europeia, em Hong-Komg, na Noruega e na Austrália traduz-se num elevado desenvolvimento humano (medido pelo IDH, do PNUD) e numa reduzidíssima violência (~1 homicídio por cada 100.000 pessoas). Veja-se Gráfico no Gapminder Outro recursos

Artigos
Sexualidade e gravidez na adolescência – Um estudo de caso – O papel dos diversos agente de socialização durante a adolescência

PowerPoint
Imagens de ontem / Imagens de Hoje – As imagens registam e criticam a realidade. Através de uma viagem breve pela Internet é possível recolher algumas que nos mobilizem na análise crítica do processo de socialização.

Tarefas

  1. PowerPoint genérico sobre o processo de socialização com o mínimo de 15 slides. Deverão ser referidas todas as expressões destacadas neste post. O trabalho terá tanto mais valor quanto mais referências utilizar.
  2. PowerPoint específico sobre a utilidade do processo de socialização para a compreensão do seu tema anual. Este deverá ter um mínimo de 5 slides valorizando-se igualmente as referências.
  3. Post com links directos para os PowerPoints acima referidos e três gráficos comentados.

NOTAS

  1. O post sugere-lhe recursos, o que não significa que não possa utilizar o Google. Porém, deverá sempre avaliar criteriosamente a informação. (Sugestão: Critérios da B-ON)
  2. Nas referências bibliográficas deverá ser utilizado o sistema “autor-data” ao longo dos textos, e as referências deverão ser listadas no fim.
  3. Os PowerPoints ficarão arquivados no seu espaço na Internet. O blogue deverá apresentar um post com o título deste, no qual indicará o link directo para os respectivos ficheiros.

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