jump to navigation

Se Passos Coelho e a imprensa trocarem o défice orçamental pelo crescimento das exportações alguém dá por isso? Junho 29, 2012

Posted by netodays in imprensa, Passos Coelho, Troika.
add a comment

O Jornal de Negócios refere que no dia em que dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) apontam que o défice orçamental no primeiro trimestre se agravou para 7,9% do PIB, ficando acima da meta de 4,5% prevista para o final do ano, Pedro Passos Coelho comentou que “não há novidades quanto a perdas” e considerou que as contas nacionais até trazem a “boa notícia”: o processo de transformação da economia portuguesa, mais direccionada para as exportações, em marcha, e de as necessidade de financiamento externo do país já não serem tão pronunciadas.

Quem se der ao trabalho de confirmar os dados no site do INE observará que o défice orçamental estimado em percentagem no PIB para o primeiro trimestre de 2012 foi de 4,3%, uma redução brutal visto que em 2011 era de 9,4%.

Fonte: Necessidade de financiamento da economia diminui. Poupança das famílias aumenta. – 1.º Trimestre de 2012, p. 4, 29/Junho/2012, INE.Backup

Presumivelmente o Primeiro-Ministro e Jornal de Negócios foram buscar o 7,9 ao crescimento em volume das exportações de bens e serviços que constam do Boletim Mensal de Estatística – Maio de 2012. Fazendo essa troca o Primeiro-Ministro terá ganho inspiração para as “boas notícias” que refere no jornal.

Fonte: Boletim Mensal de Estatística – Maio de 2012, p. 14, INE.Backup

Se lerem os valores com maior atenção, concluirão que já foi atingido um défice orçamental de 4,3% do PIB, isto é, melhor do que os 4,5% impostos pela Troika na quarta avaliação… Portanto é tempo de deixar o país respirar. Por favor, deixem as pessoas e as empresas trabalhar, em vez de persistirem na loucura da austeridade!

O mais interessante é que toda imprensa foi enrolada. Ouvem-se uns aos outros!

Ler ERRATA

A sociedade beneficia com a partilha de informação? Junho 28, 2012

Posted by netodays in Conectivismo.
add a comment

Se perguntassem a George Siemens ele responderia que aprendemos conectando nós ou fontes de informação. Eu observarei que não guardar este vídeo no blogue, numa lista, ou noutra ferramenta qualquer que me permita agregar a informação ao meu ambiente de aprendizagem, um dia poderia querer voltar a utilizá-lo, mas não o encontraria. Portanto não escrevo o blogue para “partilhar” informação, mas sim para organizar a minha!

Curiosamente, utilizando as ferramentas da Web é mais simples e divertido partilhar com os outros o que organizamos para nós!

Evidentemente que o lixo que não compreendemos não é informação. Precisamos de aprender a criar filtros para separar rapidamente o que não interessa. Nenhum de nós é especialista em vinhos, lâmpadas, mecânica e produtos financeiros; mas todos compramos vinhos, lâmpadas, cuidamos do automóvel e temos dinheiro no banco. Não sendo especialista em vinhos, uma boa decisão é comprar o que os outros compram, seguindo os amigos! Esse princípio também se aplica na Web 😉

GO PORTUGAL! Junho 27, 2012

Posted by netodays in Euro2012.
add a comment

O que a Alemanha tem ganho com o Euro? Junho 27, 2012

Posted by netodays in União Europeia.
add a comment

Desde 2002 que a Alemanha tem acumulado excedentes na sua Balança Corrente:


Fonte: http://www.tradingeconomics.com/germany/current-account

Este excedente apenas é comparável ao da Arábia Saudita, que é o maior produtor e exportador de petróleo, ou com o da China, cuja população tem uma dimensão 17 vezes maior, e trabalha sem direitos sociais:


Fonte: The World FactBook

Perante estes números parece evidente que Alemanha é a primeira interessada no Euro, mas têm surgido muitos comentários a dizer o oposto.

Enquanto não tivermos relações comerciais com os extra-terrestres, os excedentes de uns correspondem necessariamente aos défices dos outros. Da intensificação das relações comerciais no Mercado Interno Único (Europeu), saíram vitoriosos a Alemanha e os países vizinhos desta sem pretensões para afirmação como potências: Holanda, Suécia, Dinamarca, Áustria, Finlândia e Luxemburgo.


Fonte: http://epp.eurostat.ec.europa.eu/statistics_explained/index.php/Balance_of_payment_statistics

Portugal tem o azar de estar afastado da locomotiva por duas composições: Espanha e França. Sendo um país periférico, nunca poderá tirar tanto benefício do Mercado Comum, mas mais grave ainda é continuarmos a exportar Sol, azeite e cortiça (produtos baratos) em vez de exportar automóveis, electrodomésticos e equipamentos industriais (produtos caros). Só será possível produzir e vender produtos caros, incorporando nos mesmos mais trabalho e tecnologia, desenvolvendo a indústria e a estrutura da economia.

A assistência financeira só pode comprar tempo, mas não aborda as causas da crise. É como um analgésico. Se não forem tomadas as célebres medidas estruturais para garantir que se vai curar a doença, ficará pior cada vez que o efeito desaparece. Gaspar continua a insistir no défice como objectivo único, mas tem a seu lado Relvas que transformou o Continente em 308 Madeiras! Respeita as big four das PPP, etc.

Assim a austeridade não tem sentido, e à medida que a repartição do rendimento é cada vez mais inequitativa, a política económica perde moralidade. A única forma de dar os parabéns a Vitor Gaspar é felicitá-lo por estar a “governar” para os alemães, que afirmam que “Portugal está no bom caminho”. “Até agora, o país tem cumprido as suas obrigações”, suspendendo os subsídios de férias e 13.º mês, vendendo ao desbarato o escasso tecido produtivo através das privatizações e encontra-se em curso uma reforma laboral que nos aproximará da China… Assim os alemães terão – talvez, se não matarem a economia – garantias de que receberão todo o crédito concedido. Mas se chamarem a isto “governar”: cortar salários, vender empresas e aumentar impostos… suponho que o país viveria melhor sem Governo!

Comam depressa que o Presidente Obama está a chegar e os talheres têm que ser recolhidos antes! Junho 26, 2012

Posted by netodays in Obama.
add a comment

Sorriso bem aberto o desta funcionária DA Administração Obama. O casa era realmente anedótico. Se era um problema de segurança deveriam ter tido a sensibilidade de agir sem que a população percebesse a sua acção. Poderiam ter utilizado talheres de plástico!

Garfos e facas podem ser utilizados como armas, portanto antes de Obama discursar devem ser recolhidos. Quer dizer que cada um dos convidados é um potencial assassino!

É esta a imagem dos latinos na América! O resultado do trabalho dos Serviços Secretos deu nisto: esta funcionária saltou para a Internet, com o seu minuto de glória! Quanto a Obama, sabe-se lá o que terá dito!

Rio+20: Mais uma cimeira para inventar a roda! Junho 23, 2012

Posted by netodays in desenvolvimento sustentável.
add a comment

O que Dilma Rousseff disse no encerramento da Rio+20:

  • O documento que aprovamos hoje não retrocede em relação ao que aprovámos em 1992! (03:30)
  • Lançámos as bases de uma agenda para o século XXI! (04:05)
  • Aplaudo os países em desenvolvimento que assumiram compromissos com o desenvolvimento sustentável, mesmo na ausência das necessárias contrapartidas prometidas pelos países desenvolvidos. O Brasil fará a sua parte! (06:10)
  • Cada um de nossos países pode e deve avançar em relação ao compromisso contido no documento aprovado. Todos os países precisam e devem avançar além do documento! Porém, nenhum país tem o direito de ficar aquém do documento! (07:00)
  • A Rio+20 é um ponto de partida! (07:20)
  • Iniciámos hoje aqui na Rio+20 uma caminhada! (07:40)

Não tive paciência para ouvir o resto, porque é evidente que esta cimeira foi um fracasso, que não serviu para nada, pois enquanto as potências andarem entretidas a discutir crises financeiras da banca, e agendas de crescimento e emprego como se os recursos naturais fossem ilimitados, o planeta vai aquecendo e provavelmente ainda um dia lamentarão ao S. Pedro que só havia uma Terra!

Na catástrofe ambiental estamos sempre no ponto de partida. As crises financeiras são para resolver logo na sexta-feira, antes que os mercados voltem a abrir!

Porque é que gosto de ouvir o relato enquanto vejo TV? Junho 22, 2012

Posted by netodays in Euro2012.
add a comment

Já tentaram explicar-me que não tem lógica ouvir o relato se estou a ver as imagens. Para mim não é assim, pois o próprio relato é outro espectáculo. Como exemplo, o último golo do Ronaldo nas imagens dura escassos segundos:

Mas o relato da TSF transforma o golo numa festa de mais de 2 minutos:

Invenção do Crato: Certificação de Idoneidade Junho 22, 2012

Posted by netodays in Nuno Crato, Troika.
add a comment

Santana Castilho desfaz literalmente Nuno Crato numa Carta Aberta que li aqui. Um dos pontos focados referia-se a uma “certificação de idoneidade”, e então resolvi investigar.

Transcrevo abaixo o ponto 3 do artº 4º do Despacho normativo n.º 13-A/2012:

  • 3 — Os docentes podem, independentemente do grupo pelo qual foram recrutados, lecionar qualquer área disciplinar, disciplina ou unidade de formação do mesmo ou de diferente ciclo ou nível, desde que sejam titulares da adequada formação científica e ou certificação de idoneidadenos casos em que esta é requerida.
    Despacho normativo n.º 13-A/2012, artº 4º-3.

Do lado dos alunos este senhor Ministro tem a paranóia de medir todo o seu conhecimento com base em exames. Mas para ensinar os alunos não é necessária a formação científica dos professores, bastando um obscuro processo de certificação de idoneidade!

Antes de ser Ministro, Nuno Crato afligia-se por ter professores sem formação em Matemática a leccionar a disciplina ao 2º Ciclo (Ciclo Preparatório) e ao 3º Ciclo (7º, 8º e 9º Unificado). Agora que é Ministro, inventou que todos podem dar tudo! Evidentemente que concordo com Santana Castilho quando lhe sugere o internamento no manicómio.

Inventou a “certificação de idoneidade”, porque, justificou o Ministro: “não queremos que nem um professor do quadro saia”.

Euro 2012: O Triunfo dos PIGS? Junho 21, 2012

Posted by netodays in União Europeia.
add a comment

Portugal, Itália, Grécia e Espanha fazem parte de um conjunto de apenas 7 países que foram finalistas dos últimos campeonatos da Europa e do Mundo de futebol, tendo ganho as 4 competições (Espanha em 2008 e 2010, Itália em 2006 e Grécia em 2004, tendo Portugal sido finalista vencido também em 2004). No Euro 2012, as 4 seleções do Sul da Europa qualificaram-se já para os quartos-de-final, aumentando assim a probabilidade de repetirem a façanha.

Infelizmente, estes 4 países encontram-se também entre os mais fragilizados com a crise da dívida soberana na Zona Euro, sendo frequentemente citados de forma depreciativa e até ofensiva como “PIGS” (o acrónimo formado pelos seus nomes em inglês, mas também uma palavra que significa “porcos”). Semana após semana, parecem não ter fim as notícias negativas sobre este “clube do infortúnio”. Neste momento, as preocupações centram-se sobre a escalada dos juros em Espanha (que superam já o insustentável nível de 7% a 10 anos) e sobre a formação de um Governo de coligação na Grécia.

Por ironia do destino, os quartos-de-final do Euro 2012 colocarão em confronto directo países que têm desempenhado um papel fundamental na atual crise, com o “lixo” em maioria:

  • os periféricos da Zona Euro “mal comportados”: Portugal, Itália, Grécia e Espanha. O “lixo” na terminologia das agências de rating
  • os core da Zona Euro: Alemanha e França, principais garantes dos mecanismos de apoio financeiro
  • os outsiders da União Europeia: Reino Unido (representado pela equipa inglesa) e República Checa, os únicos que se recusaram a assinar o tratado intergovernamental de reforço da disciplina das finanças públicas dos Estados-membros

Extracto da Newsletter ActivoBank

Semana de loucos Junho 16, 2012

Posted by netodays in a lição da banca, António Borges, Banco de Portugal, desemprego, desenvolvimento, Matemática, Troika.
add a comment

O desemprego de jovens atingiu a taxa mais elevada de sempre: 36,6% (154 mil pessoas).

As famílias com consumos elevados de energia e os pequenos negócios vão sofrer um aumento de 7,4% no preço do gás e de 2% na electricidade.

Vendem-se por 40 milhões milhões de Euros bancos que valem 360.

As negativas nas provas de Português e de Matemática têm vindo a subir desde 2008. Um especialista estúpido cujo link não indico disse que a culpa dos maus resultados, em parte, resulta de a classe docente estar cansada…

Uma fábrica de bolachas vai fechar porque o dono está cansado

Afinal António Borges nunca defendeu a redução dos salários, porque a redução dos custos de trabalho faz-se com salários mais baixos ou com aumento da produtividade, sendo esta última a melhor solução.

A OCDE garante que Portugal continuará em recessão pelo menos mais um ano.

Reflectindo em larga medida a continuação da redução do rendimento disponível, o número de famílias insolventes tem vindo a aumentar, diz o Banco de Portugal.

Mas o importante é que Portugal está no caminho certo.
Diz o presidente do Bundesbank.